terça-feira, 27 de novembro de 2007

Destino...

Há situações na vida que me levam a questionar em coisas como o destino.. questionar sobre se as coisas só acontecem quando realmente tem que acontecer..
Por um lado esse facto deixa-me um pouco frustrado porque desta forma sinto que tenho pouco controlo sobre a minha própria vida, mas por outro lado alivia-me o facto de que nos maus momentos a responsabilidade não será toda minha..

"Foi por acção do destino!" (seja la o que isso for)

É uma temática que me intriga mas ao qual não consigo alcançar respostas concretas... (continuando)

Num fim de semana de estudo, resolvi tirar uma hora ou duas para desanuviar a cabeça e ir beber um copo entre amigos. Já a noite tinha entrado no nulo horário (leia-se 00h) quando decidi sair de casa.
Acompanhado pelo Tigana e pelo grande Beirão, tivemos os lábios de tinto como primeira paragem.. conversa e muita animação onde a pergunta surgia.. Tertúlia?!?!
Por entre Rua e ruelas.. algumas de ambientes duvidosos onde o Tigana se sentiu ameaçado na sua virilidade e a presa de sair dali era mais que muita.. Depois de muita procura o mapa do tesouro electrónico levava-nos a norte do Chico, onde as noticias são diárias, numa calçada com nome de jornal.

Espaço agradável e repleto de gente bonita... Piano e instrumentos de sopro, soavam em plena harmonia numa noite entre amigos.
Conversas, risos e muitas picar-dias..
Mas pelo alongar da hora a fome começava a apertar.. "depois do álcool é preciso forrar o estômago!" Ultimo penalty e a saída sucede-se... Entre despedidas e abraços, fico a pouco mais (ou talvez menos) de um metro de alguém que gostava.. mas não vi!

Chegados a casa do petisco.. no meio de mais picar-dias e galhofas deu-se a confirmação/desilusão..
"O que?!?! ..estava la?!?! Não acredito.."
(mesmo espaço.. o mesmo grupo de amigos e o destino ou apenas a minha falta de atenção, fez passar despercebida uma pessoa que tinha gostado de ré-encontrar..)
"Olha, fica para a próxima.."

São pequenos momentos e situações como está que me levam a pensar..

"Qual a acção que as nossas decisões tem sobre as nossas vidas!"

Sinceramente, espero que tenhamos alguma influencia, senão a capacidade inata que possuímos de decidir.. escolher entre A ou B, entre seguir este ou aquele caminho.. deixa de fazer sentido e começamos a jogar a moeda para decidir tudo na nossa vida, já que vivemos num autentico Matrix onde somos apenas fantoches de um destino já traçado!

Espero que assim não seja e que tenha apenas sido uma situação caricata (mais uma na minha vida) e que as minhas escolhas tenham algum peso... Prefiro pensar assim!

2 comentários:

Anyone disse...

Amigo marafado... Infelizmente ou felizmente, acho que a vida vive de mistos... dos mistos daquilo que acontece porque nós provocámos porque nos quisemos, do que foi arbitrário e escolhido por nós... mas a outra parte... aquela em que reencontramos pessoas que já não viamos há séculos e que aparecem em momentos estratégicos da nossa vida... aquela em que "estamos no momento certo à hora certa" ou "errada", depende do ponto de vista! Gosto de pensar que a vida me reserva muitos bons momentos, mas que só eu poderei fazer deles momentos inesqueciveis! Beijinhos, amiguinho!

Seshat disse...

Com quase um ano de atraso não posso deixar de comentar este post e deixar-te a minha visão.
O "destino" é uma estrada aberta ao que vamos construindo pela vida fora e está submetido ao "peso" das nossas acções/decisões. Acredito no entanto que existem "momentos chave" que são importantes que aconteçam nas nossas vidas para que com eles aprendamos algo que nos fará crescer. No entanto até esses "momentos" estão sujeitos ao nosso livre-arbítrio. E muitas vezes desejamos coisas que acabamos por perceber mais tarde que nao teriam sido uma boa opção e congratulamo-nos por nos terem passado ao lado no momento em que as desejámos. E quanto aos reencontros ... entram tb dentro desta equação e quando dela não fazem parte ... voltam a acontecer mais cedo ou mais tarde. :)
E já agora, um ano depois de teres escrito este desabafo ... o que pensas acerca disso?